Modelagem da Dinâmica Espacial Urbana Por Meio de Autômatos Celulares - Uma Abordagem Prognóstica para 2030 Na Área de Planejamento 4 / Rio De Janeiro

  • Vandré Soares Viégas Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Lucas Fernandes de Medeiros Barros
  • Carla Bernadete Madureira Cruz
  • Elizabeth Maria Feitosa da Rocha de Souza

Resumo

A urbanização demanda por novas metodologias de análise que possam contribuir      e antecipar ações de planejamento urbano. Modelos de simulação que utilizam autômatos celulares, ganham destaque pela construção de cenários "e se?". O trabalho objetiva a simulação de um cenário para 2030 na Área de Planejamento 4 da cidade do Rio de Janeiro. A metodologia foi realizada no software Dinamica EGO. São inseridos mapas de uso e cobertura da terra para os anos de 2010 e 2015, obtidos junto ao Instituto Pereira Passos, além de variáveis explicativas. O modelo de 2015 atingiu uma precisão geral de 94%. A tendência para 2030 mostra transições urbanas em direção a áreas sujeitas a inundação, numa taxa de 29% em 15 anos, favorecido pela proximidade com corpos hídricos. Unidades de Conservação atuam como limitantes da expansão. A Barra da Tijuca é projetada como a Região Administrativa mais propensa a novas construções.

Estatísticas de Download

Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-12-10
Como Citar
VIÉGAS, Vandré Soares et al. Modelagem da Dinâmica Espacial Urbana Por Meio de Autômatos Celulares - Uma Abordagem Prognóstica para 2030 Na Área de Planejamento 4 / Rio De Janeiro. , [S.l.], n. 17, dez. 2020. ISSN 2317-8825. Disponível em: <http://www.revistacontinentes.com.br/index.php/continentes/article/view/306>. Acesso em: 27 abr. 2024.
Seção
Artigos