Londres 2012 e Rio de Janeiro 2016

Conceito e Realidade na Produção da Cidade Olímpica

  • Gilmar Mascarenhas de Jesus Professor Adjunto, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ)

Resumo

Atualmente é impossível ignorar a importância dos grandes eventos esportivos na ideologia que move o debate da "reestruturação urbana". Propomos discutir o "modelo Barcelona" que influenciou as candidaturas de Londres e Rio de Janeiro. O projeto de Londres foi focado principalmente na regeneração urbana
de uma antiga área industrial (o "brownfield" em Stratford). O projeto olímpico Rio de Janeiro se assemelha muito mais ao de Pequim 2008: orçamento elevado, despejos violentos em grande escala e monumentalidade extravagante. Pretendemos analisar o nível de influência do modelo de Barcelona, identificando algumas
semelhanças e diferenças entre Londres e Rio de Janeiro.

Estatísticas de Download

Não há dados estatísticos.

Sobre o Autor

Professor Associado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro onde atua desde 1992, em Geografia Urbana, e membro do quadro permanente do Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGEO-UERJ) desde sua criação em 2003. Atuou como Professor convidado na Université Michel de Montaigne - Bordeaux III em 2011. Possui doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (USP, 2001), com estágio na Universidad de Barcelona (1999-2000), e pós-doutorado em urbanismo de megaeventos na Université Paris I Panthéon-Sorbonne (2012-2013). Publicou diversos livros e artigos, com destaque para "Entradas e Bandeiras: a conquista do Brasil pelo futebol", indicado para a Feira de Frankfurt, 2014. Pesquisador associado no Laboratório ETTERN-IPPUR-UFRJ, e membro da rede NEER (Núcleo de Estudos em Espaço e Representações). Membro de Corpo Editorial e parecerista de diversos periódicos (Estudos Históricos-CPDOC, Mercator, Esporte e Sociedade, E-metrópolis, Horizontes Antropológicos, GeoUERJ, Caderno Virtual de Turismo, dentre outros). Desenvolve pesquisas que envolvem território, cidade, cultura, cotidiano, espaços públicos e planejamento urbano, inserindo neste campo de reflexões os esportes. Atualmente concentra-se em projeto (bolsista Prociência - FAPERJ) sobre os megaeventos esportivos: política urbana, conflitos e legado. Enquanto bolsista de Produtividade CNPq, coordena o projeto" Uma cidade, seu tempo e as muitas escalas: singularidades e legados dos Jogos Olímpicos Rio 2016". Líder e mentor do Grupo de Pesquisa Megaeventos Esportivos e Cidades.

Publicado
2013-07-01
Como Citar
DE JESUS, Gilmar Mascarenhas. Londres 2012 e Rio de Janeiro 2016. , [S.l.], n. 3, p. 52-72, jul. 2013. ISSN 2317-8825. Disponível em: <https://www.revistacontinentes.com.br/index.php/continentes/article/view/29>. Acesso em: 19 maio 2024.
Seção
Artigos