Antropoceno e mudança do clima na geopolítica do século XXI

Resumo

As relações entre os seres humanos e o meio ambiente têm sido uma importante preocupação para a geografia. Antropoceno é um conceito que tem se popularizado e que dialoga com essa discussão. O objetivo deste artigo é contextualizar esse debate na geopolítica global contemporânea, para compreender a forma com Estados-soberanos interagem sob a égide dessa Era geológica. Observa-se que a ciência por trás do Antropoceno alerta para as limitações das configurações geopolíticas contemporâneas, uma vez que a mudança do clima afeta a geopolítica e só pode ser solucionada por meio de ações cooperativas que reconheçam o lugar das ações antrópicas na relação com o meio ambiente.

Estatísticas de Download

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mestre em Relações Internacionais (PUC Minas)

Doutor em Geografia (UFMG). Professor do Programa de Pós -Graduação Stricto Sensu em Geografia – Tratamento da Informação Espacial e do Departamento de Relações Internacionais da PUC Minas

Doutorando e Mestre em Relações Internacionais (PUC Minas)

Publicado
2022-10-19
Como Citar
PIMENTA, Gabriel Fernandes; TEIXEIRA, Rodrigo Corrêa; NASCIMENTO, Victor de Matos. Antropoceno e mudança do clima na geopolítica do século XXI. , [S.l.], v. 1, n. 20, p. 204-223, out. 2022. ISSN 2317-8825. Disponível em: <https://www.revistacontinentes.com.br/index.php/continentes/article/view/397>. Acesso em: 08 maio 2024. doi: https://doi.org/10.51308/continentes.v1i20.397.