A Guerra na Ucrânia sob a ótica das Teorias de Relações Internacionais: discussão sobre causas e caráter da guerra.

Resumo

Este artigo apresenta as perspectivas teóricas e análises do Realismo, do Liberalismo e do Marxismo sobre a Guerra na Ucrânia. A partir de leitura bibliográfica sobre as teorias e as posições de autores referenciados nessas perspectivas, procuramos diferenciar e evidenciar suas avaliações sobre as causas e o caráter da guerra. A guerra iniciada pelo Estado russo para os realistas é defensiva e sua principal causa é a expansão da OTAN. Para os liberais, é uma guerra de agressão, cuja principal causa é a autocracia de Putin. Para nós é uma guerra contra-imperilista e sua principal causa é a expansão da cadeia imperialista/OTAN.

Estatísticas de Download

Não há dados estatísticos.

Sobre o Autor

Professor de Ciência Política e Relações Internacionais da UFRRJ e do Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais da UFABC. Coordenador do grupo de pesquisa Coletivo de Estudos Marxistas sobre o Internacional.

Publicado
2023-09-28
Como Citar
BUGIATO, Caio. A Guerra na Ucrânia sob a ótica das Teorias de Relações Internacionais: discussão sobre causas e caráter da guerra.. , [S.l.], n. 22, p. 253-276, set. 2023. ISSN 2317-8825. Disponível em: <https://www.revistacontinentes.com.br/index.php/continentes/article/view/458>. Acesso em: 11 maio 2024. doi: https://doi.org/10.51308/continentes.v1i22.458.